Potencialidades Desprezadas

segunda-feira, 21 de março de 2011 § 0

As pessoas nascem com propósitos inatos; sobreviver, relacionar-se e desenvolver-se formam os ensejos básicos de todos. A partir disso, as pessoas observam necessidades mais específicas e particulares; querem aproveitar o máximo de si próprias e do mundo. Tudo isso está condicionado à comunicação e  às oportunidades oferecidas.
Na sociedade, criam-se padrões de normalidade para a comunicação e convívio dos cidadãos. A regulamentação da sociabilidade acontece na esfera constitucional, e teórica, ou na esfera da prática do cotidiano. Quando analisadas, essas esferas se diferenciam muito.
A Constituição Brasileira assegura a igualdade de todos; independentemente do sexo, raça, crença religiosa, deficiência ou ausência dela. Na prática da sociedade não se observa que esse direito de igualdade seja cumprido.
No Brasil, as pessoas com deficiência não têm as mesmas oportunidades que as demais. A quantidade e qualidade das ferramentas que garantem a acessibilidade dos deficientes às escolas, hospitais, bancos, lojas, cinemas, entre outros, são insuficientes. Dentro da comunidade são poucas as pessoas capacitadas para comunicar-se com pessoas especiais.
Enfim, muitos brasileiros, por causa de suas deficiências e da falta de atitude da nação diante delas, não conseguem realizar seus sonhos, seus planos. Encontram em suas relações a decepção por terem suas potencialidades desprezadas.

Alessandra Rodrigues, Jussania Silva, Patrícia Pereira e Wesley Rezende

What's this?

You are currently reading Potencialidades Desprezadas at Eta literatura!.

meta